participam de treinamento
Cerca de 50 socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre profissionais de enfermagem e condutores de ambulâncias, estão participando de capacitações sobre choques cardiogênico e hemorrágico, ministradas pela enfermeira responsável pelo Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Danielli Bergman Andrade.
Entre os tópicos abordados estão definição de choque, identificação de sinais e sintomas apresentados pela vítima, condutas e tratamentos do paciente. Os treinamentos aos socorristas ocorrem mensalmente com o objetivo de oferecer reforço de conteúdo e atualização em assuntos prioritários de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Danielli explica que os socorristas relembraram como identificar o quadro de choque e quais condutas são prioritárias no atendimento às vítimas. “Como se trata de uma emergência médica, algumas condutas devem ser imediatas, porque a vida do indivíduo está em risco, ao mesmo tempo em que o socorrista se reporta ao médico regulador, para efetivar os protocolos de suporte básico e avançado de vida”, diz.
Nos dias 30 de agosto e 1º de setembro as equipes da Base do SAMU em Boiçucanga, na Costa Sul do município, participaram da capacitação. Já para a equipe da Central de Regulação em Urgências (CRU), na região central da cidade, o treinamento ocorreu em 31 de agosto e está previsto para o dia 6 de setembro, voltado a outra equipe.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra capacitação sobre choques cardiogênico e hemorrágico ministrada aos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).