são contempladas com plantio de mudas
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a World Surf League (WSL) e o Instituto Conservação Costeira (ICC), realiza nesta quarta-feira (23/4), mais uma ação socioambiental no município.
A ação faz parte do programa de arborização ambiental e contará com o plantio de aproximadamente 40 mudas de espécies nativas entre elas, araçá, aroeira pimenteira, guanandi, ingá e pitangueira, além do jundu – vegetação nativa da região.
A primeira fase do plantio, será realizado às 10h, na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, e contará com a participação dos alunos da EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, do mesmo bairro.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Flávio Queiroz, essa é uma ação muito importante para o município que visa a melhora do paisagismo da Praça Pôr do Sol, promovendo um conforto térmico aos usuários e atendendo uma demanda antiga da população. “Temos um compromisso muito forte com a questão ambiental no nosso município, estamos somando forças com os organizadores da WSL em prol do meio ambiente”, explica o secretário.
No período da tarde, a partir das 15h, o público do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que está sendo realizado na praia de Maresias, será convidado para participar do plantio do jundu, em área próxima ao evento. Essa ação é uma iniciativa do Instituto de Conservação Costeira (ICC), com a responsabilidade técnica da Atlântica Consultoria Ambiental, que lidera o projeto e trouxe a parceria para o evento.
O Circuito, que ocorre de 22 a 27 de abril, sempre realiza várias atrações extras para o público em todas as suas etapas, com diversão, aulas de surfe e atividades físicas para todas as idades, além de campanhas de preservação ambiental.
Um dos pilares da WSL e da Prefeitura de São Sebastião é a sustentabilidade e muitas ações são ligadas a esse tema. Para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, existe a compra de créditos para compensação de carbono com rastreabilidade e certificados.
A compra de créditos de carbono é uma forma de empresas e indivíduos contribuírem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente, demonstrando compromisso com a sustentabilidade.
Haverá também a gestão de resíduos produzidos no evento, com coleta seletiva nos de acordo com os requisitos legais, dando destino certo para cada tipo de resíduo, seja ele reciclável ou orgânico. E claro, tem a doação de mudas nativas que serão plantadas na área do evento após o término.
A etapa do Qualifying Series (QS) conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Turismo (Setur), além de ter patrocínio oficial do Banco do Brasil. Os atletas que participarem da competição podem garantir 6.000 pontos para o ranking sul-americano da World Surf League (WSL), tanto para o masculino quanto para o feminino.
Durante os seis dias de competição, o Instituto Conservação Costeira (ICC) promoverá uma série de atividades ambientais voltadas para todas as idades. O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, afirma que a ideia das ações é oferecer atividades educativas, sustentáveis e esportivas para tornar a experiência inesquecível para todo o público.
“Para nós é motivo de orgulho receber o evento e queremos torná-lo em algo único para todos aqueles que vão presenciar esse espetáculo. Temos um compromisso com o meio ambiente e a organização do evento também carrega essa essência com eles. As atividades foram pensadas para conscientizar e divertir ao mesmo tempo. Esse evento não só movimenta o esporte, revelando novos talentos e trazendo atletas de alto nível, como também impulsiona o turismo e a economia local, beneficiando nossos comerciantes, empreendedores e toda a comunidade", complementou o prefeito.