Tradição caiçara é valorizada no 31º Torneio Aleluia de Canoagem de Toque-Toque Pequeno
A Praia de Toque-Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião, foi palco da 31ª edição do tradicional Torneio Aleluia de Canoagem, um dos eventos esportivos mais aguardados do município. A competição ocorreu no sábado (19/4) e contou com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Associação de Amigos de Toque-Toque Pequeno (Sapeque) e comunidade caiçara local.
A iniciativa resgata os costumes caiçaras e destaca as competições entre canoas tradicionais da cidade. O evento cerca de mais de 300 pessoas. Os três primeiros colocados de cada categoria da canoagem receberam troféus, medalhas e prêmios de patrocinadores.
O remador caiçara, Manoel Benedito de Carvalho, 68 anos, foi campeão na prova de três remos e enfatizou a importância do resgate das raízes culturais que esse torneio evidencia para o município e da valorização de um esporte que ainda pode ser praticado por muitos jovens.
“Todo ano, eu participo dessa prova porque reúne várias comunidades caiçaras da nossa região. Esse evento mostra a nossa luta para manter a cultura caiçara ativa entre os jovens. A canoa típica é construída de forma artesanal e só engrandece a prática do remo. Espero ver mais atletas dentro da água no próximo ano”, complementou
Para o secretário de Esportes de São Sebastião, Ubiratan Mourão, o legado desse evento é enorme para o esporte e cultura da cidade, pois também coincidiu com o Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril.
“O público pôde ter uma experiência única no Torneio de Canoagem deste ano. Podemos ver as crianças participando da Corrida Kids, os jovens jogando vôlei nas redes montadas pela Seesp e a presença dos indígenas da Aldeia Guarani Rio Silveira, que trouxeram seus cantos, danças e artesanatos. Participei da aula de yoga conduzida pela professora Carla Henriques e foi demais”, disse o secretário.
Tradicional distribuição de peixes
Neste ano, as doações recebidas por moradores e patrocinadores foram suficientes para a compra de 300 kg do peixe carapau, que foram assados na brasa e oferecidos a todos que estavam festejando com os caiçaras de Toque-Toque Pequeno.
“Vim com o meu pai de 72 anos para participar da prova de canoagem e consegui ficar em primeiro lugar. Logo após, conquistar um pódio ter a satisfação de degustar um carapau na brasa é melhor do que ganhar medalha. Para quem ainda não veio nesse evento, convido a todos para participar na próxima edição, pois é sensacional”, concluiu Ana Jorge, primeira colocada da prova de canoa com 1 Remo Feminino.
Sábado de Aleluia
O evento sempre ocorre no sábado de Aleluia, no caso, o sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e um dia anterior ao Domingo de Páscoa.
Toque-Toque Pequeno e a história do evento
De acordo com a diretoria da Sapeque, o torneio iniciou-se em 1991, por iniciativa de Dona Eulália, a Lala de Toque-Toque Pequeno; de Seu Messias Matos, já falecido; da Dona Ana Matos; e de Seu Iran de Toque-Toque Pequeno.
Segundo a associação, a cada ano que passa a festa fica maior e mais importante. Para os organizadores, o torneio é muito importante para a cultura caiçara, pois expressa a cultura local, através da canoa caiçara, que é um elemento forte dentro do município.
Além disso, o torneio acaba trabalhando também com a autoestima das pessoas por conta do empenho a competição que participam do evento e com o potencial turístico de São Sebastião.
O bairro de Toque-Toque Pequeno é conhecido por possuir uma rica cultura caiçara e manter ativa a fabricação de canoas tradicionais feitas pelos antigos pescadores. Um dos percursores da arte de fazer canoas no bairro é o mestre canoeiro Josias Marcelino de Matos, que não está mais em atividade, mas mantém seu legado vivo.
Resultados
Canoa 1 Remo Masculino
1º - Herbert
2º - Guilherme dos Reis
3º - Jongo Oliveira
Canoa 1 Remo Feminino
1º Ana Jorge
2º Bruna
3º Geovana
Canoa 2 Remos Masculino
1º Salinas e Eduardo
2º Jongo e Herbert
3º Marcelo e Ricardo
Canoa 3 Remos Masculino
1º - Herbert - Eduardo - Mané
2º - Raul - Rodrigo - Guilherme
3º - Ari - Jongo - Ricardo
#PraTodosVerem: imagens do 31º Torneio de Canoagem Sábado de Aleluia, em Toque-Toque Pequeno. Fim da descrição.