Educação reforça a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização

Professores da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram de um encontro formativo com o tema ‘consciência fonológica’, na segunda (7) e terça-feira (8/4). O encontro, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc), teve o objetivo de refletir sobre a importância dessa habilidade para o processo de alfabetização e apresentar vivências lúdicas que podem ser aplicadas em sala de aula para estimular o desenvolvimento fonológico das crianças.

A formação contou com a participação da fonoaudióloga da equipe multidisciplinar da Seduc, Margarete Alves Ribeiro, que abordou a diferença entre consciência fonológica e consciência fonêmica, além de destacar a eficácia do método fônico na alfabetização. De forma clara e acessível, ela explicou como a consciência fonológica permite que a criança perceba e manipule os sons da fala, competência essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita.

No segundo momento do encontro, a diretora de Ensino, Izilda Moreira, conduziu uma vivência prática com brincadeiras orais que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula. A proposta foi ampliar o repertório pedagógico dos educadores com atividades que integram o brincar ao processo de ensino.

“A criança aprende brincando. Quando o professor utiliza jogos e brincadeiras que envolvem sons e palavras, ele está desenvolvendo, de forma prazerosa, uma base fundamental para a alfabetização. Nosso papel é fortalecer essas práticas no cotidiano escolar”, destacou Izilda.

O encontro foi finalizado com uma avaliação coletiva, permitindo que os participantes compartilhassem suas impressões e sugestões, contribuindo para o aprimoramento contínuo das formações oferecidas pela rede.

#PraTodosVerem: fotos mostram momento da formação com professores no Auditório da Seduc e Hotel Tambayba. Fim da descrição.