Centro de Controle de Zoonoses de São Sebastião incentiva adoção responsável de cães e gatos
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou o ano de 2026 reforçando a importância de uma causa permanente: a adoção responsável de animais domésticos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil possui aproximadamente 30 milhões de animais encontrados nas ruas, sem dono, identificação ou com sinais de abandono, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Em São Sebastião, o CCZ conta atualmente com 22 cães e 7 gatos aptos para adoção, conforme explica Marcella Christoff, chefe da Vigilância em Saúde Ambiental e Animal. “A principal causa do crescimento da população de animais de rua é o abandono por parte dos tutores, por diversos motivos, como doenças, mudança de endereço, entre outros”, alerta.
Marcella destaca ainda que os animais acolhidos em situação de maus-tratos ou acometidos por doenças zoonóticas recebem tratamento completo e são 100% recuperados. “Existe uma relação de troca muito intensa entre os animais e a equipe, que faz bem para ambos e que não se encerra nem mesmo após a adoção”, completa.
Todos os animais atendidos pelo CCZ são castrados, vacinados, vermifugados e microchipados, procedimento que permite a identificação do tutor caso o animal se perca ou seja encontrado novamente. O microchip funciona como um documento de identificação. Ele não realiza rastreamento, mas possibilita localizar o responsável quando necessário.
Novos lares
Em 2025, após alcançar uma marca histórica de cirurgias de castração em parceria com o PATA, o CCZ ampliou sua atuação e passou a atuar não apenas no controle populacional, mas também no fortalecimento contínuo da cultura da adoção responsável. Como resultado desse trabalho, em dezembro do ano passado foram registradas seis novas adoções responsáveis, garantindo aos animais a oportunidade de um recomeço e a construção de novos lares.
Os interessados em conhecer os animais disponíveis para adoção podem visitar o Centro de Controle de Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3861-2555.
#PraTodosVerem: CCZ de São Sebastião incentivando a adoção responsável de animais errantes no município. Atualmente, 22 cães e 7 gatos estão a espera de um novo lar. Fim da descrição.