Prefeitura de São Sebastião disponibiliza carnês do IPTU 2026

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), disponibilizou o acesso ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. O documento está disponível exclusivamente online e pode ser baixado pelo https://saosebastiao.iibr.com.br/pub/pub_dashboard.php.

Para este ano, foram emitidos 46.690 carnês e o percentual de reajuste é de 5,13% acompanhando o Índice Nacional de Preço do Consumidor (INPC) do período. O valor total corresponde ao IPTU e à taxa de lixo.

Para acessar o carnê, o munícipe deve acessar o site da prefeitura e clicar no botão ‘IPTU’; selecionar a opção ‘Carnê IPTU’; escolher o ano de 2026; digitar a inscrição cadastral do imóvel; e clicar em ‘Emitir Carnê’.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até 12 de janeiro de 2026 receberão um desconto de 20%. Já os que escolherem o pagamento da cota única com vencimento em 10 de fevereiro de 2026 terão um desconto de 15% sobre o valor total.

Para os que preferirem parcelar o pagamento, será concedido um desconto de 10%, desde que o pagamento seja realizado até o vencimento, sendo, 12/01 em janeiro, dias 10 nos meses de fevereiro, março, e abril, 11 de maio, 10 nos meses de junho, julho, agosto e setembro, dia 13 de outubro e nos dia 10 de novembro e dezembro de 2026.

Os pagamentos podem ser feitos nas agências bancárias, casas lotéricas e também online, por meio do Internet Banking do banco escolhido.

Importante destacar que os descontos previstos não se aplicam aos depósitos judiciais realizados pelos contribuintes que pretendam discutir a exigibilidade do crédito.

Para os contribuintes que não têm acesso à internet em casa, é possível imprimir o carnê gratuitamente no Agiliza São Sebastião (Avenida Guarda Mor Lobo Viana, 335, Centro) ou na Regional Boiçucanga, localizada na Avenida Walkir Vergani, 36.

Em caso de dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato pelo e-mail cadastrofiscal@saosebastiao.sp.gov.br.

 

#PraTodosVerem: arte gráfica com a informação de que o carnê do IPTU 2026 já está disponível e que para acessar o contribuinte deve ter em mãos o número de inscrição do imóvel para emissão do boleto. Fim da descrição.