Programa ‘Mulheres Mil’ oferece capacitação e novas oportunidades para mulheres de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), lançou o programa ‘Mulheres Mil’, no dia 4 de abril, em evento realizado no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), no bairro Topolândia.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), a iniciativa é voltada para mulheres a partir de 18 anos que enfrentam situações de vulnerabilidade social. O objetivo é proporcionar qualificação profissional e acesso a oportunidades de emprego para promover a inclusão no mercado de trabalho e fortalecer a independência financeira.

Relançado em 2023 pelo governo federal, o programa ocorre em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, envolvendo a participação da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Escola Técnica Estadual (Etec) do Centro Paula Souza (CPS) em São Sebastião.

Mariana Oliveira, 18, é uma das mulheres beneficiadas pela iniciativa. "Acho que essa oportunidade é muito importante pra mim. Fazer esse curso de informática é interessante, representa uma chance de aprender algo novo e de me preparar melhor para o mercado de trabalho.”, disse.

Entre os benefícios do programa estão aulas com instrutoras especializadas, apoio às mães, com recreação para seus filhos durante as aulas, material didático gratuito, incluindo apostilas e kits escolares, bolsa de assistência estudantil, com um auxílio de R$ 5,00 por hora cursada, podendo chegar a R$ 800,00 ao final do curso.

Outra mulher atendida pelo Mulheres Mil, Daniele Pessoa, 24, tem grandes expectativas. “Eu acredito que esse curso vai abrir novas portas para mim, novas oportunidades de trabalho em diferentes áreas. E mesmo que eu não siga diretamente nessa área, ele ainda pode me ajudar bastante no futuro, caso eu decida abrir meu próprio negócio.”, conta.

Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 40 vagas, divididas entre os cursos de Assistente de Recursos Humanos e Operador de Computador (Informática Básica), para mulheres assistidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Casa PodeRosa.

O evento contou com a presença de representantes da Sedes, incluindo o secretário Elias Rodrigues e a secretária adjunta Jéssica dos Santos. Também participaram a diretora do CIP, Nívea Quinsan, o diretor da Fatec, Daniel Jung, e o diretor da Etec, Douglas de Souza. A solenidade teve ainda a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, e da vereadora Maria Angela.

#PraTodosVerem: imagens do evento de lançamento do programa ‘Mulheres Mil’, realizado no CIP. Fim da descrição.