Tripulação de navio internacional visita Espaço Vida Marinha para troca de experiências sobre proteção às baleias

O Espaço Vida Marinha, da Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião, recebeu, na última terça-feira (17), a tripulação do navio cargueiro Lowlands Pelikaan, procedente do Chile.

Durante a viagem de Antofagasta, no Chile, até São Sebastião, os tripulantes participaram de treinamento prático ministrado pela empresa Whale Guardians, sob coordenação do capitão Sveto. A capacitação abordou medidas preventivas para evitar colisões entre navios e baleias, atualmente consideradas um dos maiores riscos para esses animais. Entre as orientações estão a redução de velocidade em determinadas áreas, a alteração de rotas e a atenção redobrada em zonas com maior incidência de avistamentos.

Além do treinamento, a tripulação conheceu o funcionamento do Projeto Baleia à Vista e a estrutura da rede de monitoramento local, apresentada pelo representante do projeto, Júlio Cardoso.

Ao longo do trajeto, a equipe avistou diversas baleias e pôde aplicar, na prática, os protocolos aprendidos, realizando ajustes de rota para garantir a segurança dos animais e da embarcação.

De acordo com Júlio Cardoso, durante a temporada de maio a agosto, período de maior presença de baleias na região, todos os navios que se dirigem ao Porto de São Sebastião e ao Terminal Aquaviário Almirante Barroso (Tebar), recebem aviso com 24 horas de antecedência, reforçando as recomendações de navegação segura ao se aproximarem do canal.

“Dialogamos sobre o sistema de alerta que tem garantido segurança às baleias e às embarcações que transitam pelo Canal de São Sebastião. O sistema, em funcionamento desde 2022, notifica navios, balsas e rebocadores sempre que há registro da presença de baleias na região. A iniciativa já soma três anos de atuação, sem ocorrências de colisões”, destaca Júlio Cardoso.

A ação envolve parceria entre o Projeto Baleia à Vista, o Instituto Baleia Jubarte, a Marinha do Brasil, o Tebar, a Dersa e empresas de transporte marítimo que operam na região. O funcionamento baseia-se em rede de observadores. Sempre que uma baleia é avistada entrando no Canal de São Sebastião ou em áreas próximas, é emitido alerta imediato para que as embarcações reduzam a velocidade, alterem rotas e evitem qualquer risco de colisão.

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo, foi vencedora do Prêmio Nacional do Turismo 2025, principal premiação do setor no Brasil. O município foi o único finalista do Litoral Norte e conquistou o primeiro lugar na categoria Valorização do Patrimônio Natural no Turismo, com o Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos.

A Prefeitura também realiza campanhas permanentes de promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, com ações no mar desenvolvidas em conjunto com a Defesa Civil, o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta. As iniciativas incluem abordagens educativas e a entrega de folhetos com as normas de avistagem.

Também são oferecidos cursos de capacitação aos operadores, como a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, além da instalação de placas e totens informativos e da distribuição de materiais gráficos com normas de observação em diversos estabelecimentos, da Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de orientar e conscientizar moradores e visitantes.

 

#PraTodosVerem: As imagens mostram a tripulação do navio Lowlands Pelikaan em visita ao Espaço Vida Marinha, em São Sebastião. Em uma foto, o grupo posa reunido em frente ao prédio. Em outra, o navio está atracado no porto. As demais imagens registram o momento em que os tripulantes participam de apresentação sobre conservação marinha no espaço expositivo, observando painéis e fotografias sobre baleias. Fim da descrição.