A Praia do Pontal da Cruz!!! Para quem me acompanha, sabe que gosto de colocar a origem dos nomes das praias e outras informações para que sinta que está visitando o lugar ou que deixe com bastante vontade para isso. São Sebastião é conhecida também por suas lendas caiçaras, então, para o nome dessa praia vai uma história linda, ou seja, uma lenda “Linda”.
“O ano era 1700 e uma bela moça se apaixonou por um caiçara de Ilhabela. Todas as tardes, o caiçara pegava sua canoa e se o remo estivesse bom (ou seja, se o mar estivesse calmo, liso) ele ia visitar sua amada em um rochedo perto da praia. Algum tempo depois, ela se apaixonou por outro homem o que a deixou dividida entre seus dois amores e o inesperado aconteceu, alguém descobriu e contou ao caiçara de Ilhabela que a bela moça estava apaixonada por outro. Desesperado, em um dia de tempestade, ele pegou sua canoa e remou até o meio do canal e a deixou a deriva para se matar. Após dois dias ele apareceu morto no rochedo onde os dois namoravam toda tarde. Após descobrir a bela moça também morreu de desgosto.”
Então, nesse rochedo construíram uma cruz em homenagem aos jovens e, algum tempo depois, dois abricoeiros nasceram entrelaçados representando o amor dos dois. Mas em 1992, alguém quebrou um dos abricós. Em 2004 ou 2005 plantaram mais uma mudinha. De acordo com essa lenda, o casal que comer daquela fruta, nunca perderá seu amor!!!!
A Praia do Pontal da Cruz fica na Avenida Manoel Hipólito do Rêgo (Rio-Santos) e paramos no número 1200, na Praça do Pontal, onde tem um restaurante, parquinho infantil e aproximadamente 12 vagas de estacionamento gratuitos.
Também é uma praia residencial, mas conta com algumas marinas, tem areia branca e fina e mais compacta próxima a água e com inclinação leve, é boa para caminhadas e demais esportes praianos, no local tem redes fixas de vôlei.
A praia em si não conta com estrutura, mas por estar na Rio-Santos tem muito comércio ao seu entorno.