Diferente de outras praias da região, não achamos a origem do nome “Pitangueiras”, por isso, caso você saiba, pode entrar em contato conosco que atualizaremos nosso portal.
A Praia de Pitangueiras é uma praia mais “escondida”, mas com acesso fácil, perto de praias bem badaladas e também bem próxima ao Centro Histórico de São Sebastião. Mesmo estando próxima a esses lugares, é uma praia bem calma e tranquila. O acesso é pela Rio-Santos à aproximadamente 4 quilômetros do Centro Histórico. Mas tome cuidado na entrada, é em uma curva bem acentuada de Barequeçaba/Centro. Esse acesso é por estrada de terra e com estacionamento gratuito com mais ou menos 15 vagas à uns 200 metros da praia.
A praia conta com águas calmas, tranquilas e transparentes, devido a ser protegida pela Ilhabela e pelo canal de São Sebastião, mas não fechem os olhos, ela também é uma praia de tombo e fica funda logo ao entrar na água (cuidado com os pequenos). Sua estrutura conta apenas com um carrinho de praia e também é a única praia que tem um bar flutuante atendendo aos barcos que param na região. Sua areia é de média a fina granulometria, fofa e amarelada.
Praia bem preservada com Mata Atlântica, bastante sombra natural em sua orla e casas lindas para locação pé na areia. E para quem quer sossego, mas também curte a noitada é o lugar perfeito pois está próxima ao Centro e de praias mais badaladas.
No canto direito da praia, em dias de maré baixa, você consegue atravessar pelas pedras e chegar à praia do Cabelo Gordo e também a praia do Cebimar. Já no lado esquerdo tem algumas pedras mais acessíveis (mas tome cuidado) para ver a praia de cima. E nesses mesmos cantos para quem gosta de mergulho é o lugar perfeito para curtir, mas leve seu equipamento.
Curta, aproveite e descanse!!!! Cuide, preserve e ame!!!!