Guaecá que em Tupi-Guarani significa “gaivota”, é também uma belíssima praia de São Sebastião. Fica entre Toque-Toque Grande (pois 2 praias depois o acesso é somente por trilhas, nado ou de barco) e Barequeçaba. Está localizada quase no Centro de São Sebastião a 9,8 quilômetros do Centro Histórico. Fica basicamente dentro de condomínios com acesso na Rio-Santos. A partir dessa praia, quem vem de São Paulo, economiza tempo e distância vindo pela Carvalho Pinto, depois a Tamoios e atravessando de Caraguatatuba para São Sebastião.
A praia é muito frequentada pelos surfistas, Guaecá alterna dias de águas absolutamente calmas com dias de fortes ondas e muita correnteza, nesses dias, cuidado com os canais de retorno que te levam para depois da arrebentação. A areia é clara e fofa com textura média e os morros atrás das casas são ricos em Mata Atlântica. No canto sul da praia existem muitas trilhas rápidas que podem ser feitas ao redor da praia que chegam em praias desertas, ou prainhas (nome mais usado pelos residentes da região e logo falaremos delas). O acesso a esses lugares é dificultado quando chove pois, a trilha fica encharcada e o único jeito de voltar das prainhas é nadando.
Guaecá é uma praia rasa e abrigada por dois belos morros, um deles (Morro das Sete Voltas) entre Barequeçaba e Guaecá é disputado no fim da tarde para os amantes do famoso por do sol e também pelos amantes de saltos de asa delta e paraglider.
A praia não conta com estrutura para o visitante, mas sim, em dias mais movimentados você encontrará alguns ambulantes e carrinhos de praia. Mas em Barequeçaba que fica um pouco mais de 3 km de Guaecá tem uma infraestrutura melhor. A praia também é bem arborizada, o que ajuda muito em dias mais quentes para quem gosta de “sombra e água fresca”.
Aproveitem! Cuidem da praia e do nosso oceano. Compartilhe com amigos e familiares nosso portal e aplicativo.