A Praia do Toque-Toque Grande, que em Tupi-Guarani quer dizer “Ilha” ou “ saliência que impede a visão” portanto menciona a ilha em frente à praia (nesse caso é a Ilha maior chamada de Ilha de Toque-Toque) e não ao tamanho da praia, está localizada no sul-centro do município de São Sebastião, a 16,9 quilometros do Centro Histórico. O acesso à praia é pela SP-055/BR 101 Rio Santos e possui vagas no local (não garanto na alta temporada e feriados prolongados).
Toque-Toque Grande era também uma antiga vila de pescadores, embora tenha ganhado ares mais modernos com lindas casas à beira-mar, preserva o clima tranquilo de uma praia ainda pouco conhecida do Litoral Norte de São Paulo.Ao invés de ser em uma avenida litorânea, a orla conta com casas pé na areia e muitas árvores que garantem sombra praticamente o dia todo aos banhistas.
A praia fica perto de praias mais badaladas de São Sebastião, mas chama atenção pela beleza do lugar, além da tranquilidade e conta com uma bela porção de Mata Atlântica ao seu entorno. Não conta com uma boa estrutura para o visitante, mas encontram sim, alguns carrinhos de praia e ambulantes principalmente nos fins de semana, feriados e temporada. No canto esquerdo da praia irá encontrar um estabelecimento com mesas e cadeiras a beira mar. Já no canto direito é mais tranquilo, então quem gosta mais de sossego, sugiro levar seus comes e bebes e também cadeiras e guarda-sol. Ahhh, não esqueça de levar saquinhos de lixo e na hora de ir embora, já sabem né???? Lixo é no Lixo!!!!!
Toque-Toque Grande possui areia de média textura, fofa e branca, com inclinação suave e é uma praia de tombo, mas nada impede de praticar seus esportes praianos em determinados lugares na extensão da praia. Tem dias inclusive que você irá achar locação de stand-up paddle entre outros. Por ser de tombo, cuidado com os pequenos e os de melhor idade.
Em ambos cantos da praia irá encontrar pequenos riachos, ótimos para tirar o sal do corpo!
Na ruazinha de areia paralela à praia fica a linda Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, também chamada de Capelinha Caiçara. Embora a data de construção não seja muito certa, ela teria sido erguida entre 1920 e 1933 por famílias de pescadores caiçaras em pau a pique e é uma das mais antigas de São Sebastião.
Outra belíssima atração é assistir o por do sol. Devido ao recorte desse maravilhoso litoral é possível sim assistir esse fenômeno de algumas praias. Tem também praias vizinhas lindas onde é possível ir a pé como Calhetas. Lá tem uma belíssima cachoeira. E falando em cachoeira, na entrada da praia na própria Rio-Santos, tem uma cachoeira com o nome da praia, vale a visita!!!!
Aproveitem mais esse pedacinho desse enorme litoral e compartilhem nosso aplicativo!!!