A Praia de Boracéia que em tupi-guarani significa dançar e, cantar (poraceia), está localizada no extremo sul do município de São Sebastião, a 63 quilometros do Centro Histórico e faz divisa com o município de Bertioga. A divisa se caracteriza pelo Rio Parateus na Rio-Santos. O acesso à praia é pela Rodovia Governador Mário Covas, km 190 (SP-055/BR 101 Rio Santos). Vale ressaltar que a divisa do litoral norte com o litoral sul, também é ali próxima.
Ocupada pela natureza exuberante da Mata Atlântica, Boraceia é a praia mais longa e plana de São Sebastião, com uma orla bastante preservada de aproximadamente 5km de extensão e areia compacta mais perto da água e mais solta e fina na parte da orla. É ideal para esportes praianos, caminhadas à beira-mar, corridas ou até um passeio de bicicleta, a Praia de Boraceia tem águas calmas e cristalinas, encantando banhistas e suas famílias.
Quem for visitar essa região, poderá conhecer também a Reserva Indígena Rio Silveira, seguindo de Boracéia em direção a São Sebastião por cerca de 1,5 km, você chega à Reserva Indígena do Rio Silveira.
É um lugar preservado, onde cerca de 120 famílias da etnia tupi-guarani mantém seus costumes. Essa é uma oportunidade para conhecer um pouco do estilo de vida dos indígenas. É possível provar a gastronomia, comprar artesanato e presenciar apresentações musicais. A visita é sempre guiada e marcada com antecedência nas datas agendadas. Caso você tenha interesse, deve falar diretamente com o cacique para fazer o agendamento. O telefone é (12) 3867-9204.
A Praia de Boracéia tem pouca infraestrutura pela parte de São Sebastião, mas caminhando em direção a Bertioga vai ter o suficiente para que você se divirta, mas dependendo do que procura, talvez tenha que ir a algum lugar próximo.
O lugar fica quase deserto quando se adentra a parte do litoral norte! Mas na parte movimentada da praia, tudo pode ser encontrado. Ambulantes vendem artigos para a prática de esportes ou itens de moda. Lembrancinhas e souvenirs também aparecem.
O bairro conta com boa estrutura hoteleira, e com todos os serviços básicos para a estadia.
Acreditamos que falta apenas um pouco de agito para a noitada. Mas você encontrará alguns bares interessantes que não fecham muito tarde, mas proporcionam diversão!
Várias pequenas prainhas são acessíveis através de trilhas que saem da Praia de Boracéia. Você pode explorá-las e ter acesso a paraísos desconhecidos cheios de natureza intocada. O mais legal é que essas prainhas normalmente contam com ondas muito fortes, o que faz a alegria dos surfistas. Nada como um lugar deserto e ótimo para botar a prancha, não é mesmo?